Olhão renova Bandeiras Azuis

Foi já divulgada pela Associação Bandeira Azul da Europa a lista de praias que ostentará a Bandeira Azul no ano de 2019.

No concelho de Olhão, pelo quarto ano consecutivo, todas as praias do concelho – Armona-mar, Armona-ria, Fuseta-mar e Fuseta-ria – hastearão este símbolo de reconhecimento de qualidade ambiental.

O presidente da Autarquia, António Miguel Pina, confessa-se satisfeito com a renovação destes galardões: “Mais uma vez, a totalidade das praias do concelho de Olhão foi galardoada. Esta é a prova cabal do trabalho reiterado e constante que tem vindo a ser feito em termos de preservação da qualidade ambiental nos nossos espaços balneares”.

Ultrapassando pela primeira vez as três centenas e meia de praias galardoadas, a Associação Bandeira Azul da Europa anunciou 352 praias, 17 portos de recreio/marinas e 9 embarcações eco-turísticas galardoadas com Bandeira Azul pelo júri internacional em 2019.

A Bandeira Azul é um galardão ambiental atribuído anualmente às praias, marinas e portos de recreio que cumpram um conjunto de critérios de gestão ambiental, educação ambiental, informação, qualidade da água balnear, serviços e segurança dos utentes.

Em Portugal, o galardão é desenvolvido pela Associação Bandeira Azul, secção portuguesa da Foundation for Environmental Education, e conta com o apoio técnico da Agência Portuguesa do Ambiente, entre outras entidades públicas e privadas.

De acordo com as Nações Unidas, cerca de 80% do lixo marinho tem origem em actividades desenvolvidas em terra e, todos os anos, entre 1.15 e 2.41 milhões de toneladas de lixo chegam ao oceano através dos rios.

[sam id="4" codes="true"]

Veja também

Areal da praia da Ilha da Fuseta reabriu ao público esta semana

Concluídos os trabalhos de reposição de areia nos 200 metros da concessão da Ilha da ...